Foto do escritorActive Clinic

OBESIDADE UMA DOENÇA INFLAMATÓRIA!

Dentre vários fatores de risco na atual pandemia do vírus SARS-CoV-2 tem se observado

que a obesidade é um dos maiores fatores de risco na Covid-19 para indivíduos com menos

de 60 anos, provocando agravamento significativo nas consequências desta doença.

A obesidade, considerada no passado um sinal de fortuna, saúde e beleza, é atualmente

considerada uma doença crônica multifatorial caracterizada pelo excesso de gordura

corporal decorrente da hiperplasia e/ou hipertrofia dos adipócitos (Células gordurosas).

O QUE É OBESIDADE?

Para ser considerado obeso o paciente tem que ter o IMC acima de 30. A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas

como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras. São muitas

as causas da obesidade.

TECIDO ADIPOSO E A INFLAMAÇÃO!

Sabe-se hoje que o adipócito não tem simplesmente a função de armazenar energia para

fornecer nutrientes ao nosso organismo em momentos de privação alimentar, o tecido

adiposo hoje é considerado um órgão endócrino que sintetiza e libera uma variedade

de peptídeos e nãopeptídeos, bem como expressam outros fatores! A gordura em excesso,

principalmente a visceral, secreta substâncias consideradas próinflamatórias, que são denominadas adipocinas (proteínas), como a leptina, o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), a interleucina-6 (IL-6) existe também o PAI-1, que forma trombos ou coágulos.

Desta forma o controle da obesidade é importantíssimo para saúde de todos os indivíduos.

Caso você esteja obeso, procure um profissional formado e habilitado para ajudá-lo a recuperar sua saúde!

Desejamos a todos um maravilhoso final de semana, com felicidade, saúde e moderação.

1 visualização0 comentário