Em tempos de terrorismo nutricional, medicamentalização das refeições e outras práticas desnecessárias e de insustentabilidade a médio e longo prazo...
.
Surgiu o termo CHEAT MEAL, que no brasil foi traduzido como "refeição do lixo", o que não gosto da tradução, pois não comemos lixo. Prefiro refeição livre ou refeição da fraude que é e a tradução literal do termo.
.
COMO FUNCIONA:
.
O termo “cheat meal” ou “refeição do lixo” denomina uma refeição de “descanso” que ocorre periodicamente durante uma dieta restritiva. Nessa refeição, pode-se ingerir maior volume de alimentos e alimentos que, por norma, não fazem parte da sua rotina alimentar.
.
OBJETIVOS:
.
-Quebrar a monotonia alimentar
- Aliviar o stress psicológico induzido pela dieta e
- Estimular o metabolismo.
.
Apesar de à primeira vista poder parecer contraditório para quem está fazendo dieta, a cheat meal tem um papel muito importante para reativar um metabolismo que fica deprimido durante uma dieta restritiva.
.
A leptina é um hormônio que promove a redução do apetite e a queima de gordura, sendo produzida, predominantemente, pelo tecido adiposo. Quando induzimos uma restrição energética, a produção de leptina diminui, dificultando a continuidade da perda de peso.
No entanto, se ingerirmos, de forma aguda, uma refeição com mais calorias, promovemos um aumento agudo da produção de leptina, que sinaliza, depois, o cérebro para gastar essa energia excessiva, levando ao aumento do metabolismo.
Este aumento do metabolismo parece durar alguns dias pós-cheat-meal, compensando a alteração hormonal que será novamente produzida pela restrição calórica.
.
O grande objetivo da cheat meal é, então, estimular a produção de leptina, de modo a acelerar o metabolismo, diminuir o apetite e aumentar a queima de gordura.
.
COMO FAZER?
.
A cheat meal deverá ser feita apenas uma vez por semana, ou a critério de seu nutricionista, quanto mais condicionado você estiver menor será a periodicidade.
.
Como tal, e enquanto seres sociais, devemos planear a cheat meal com antecedência, guardando-a para algum convívio de fim de semana, uma festa, ou outra ocasião mais especial com a família ou os amigos.