top of page
Buscar
Foto do escritorActive Clinic

A PROTEÍNA E SUA IMPORTÂNCIA NA ALIMENTAÇÃO

As proteínas estão presentes em todas as células e tecidos e formam os principais elementos estruturais do corpo. Diferente de gordura e do carboidrato as proteínas não pode ser armazenada pelo corpo. Uma de suas funções é a construção de músculos, as células musculares são compostas de proteína, carboidratos estocados na forma de glicogênio muscular e água. Depois que você quebra as proteínas do tecido muscular durante exercícios físicos, o corpo procura restaurá-lo com proteínas vindas da dieta alimentar. A proteína também é muito importante para o crescimento de unhas e cabelos, bem como para a reparação de vários outros tecidos.

.

AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA PROTEÍNA PARA O CORPO HUMANO:

- Crescimento e reparação de músculos, ossos, pele, tecido conectivo, órgãos internos e sangue.

- As enzimas, anticorpos e hormônios, responsáveis por regular as reações químicas do organismo são todos feitos de proteína.

- Fonte de energia (4 calorias por grama de proteína).

.

Se os carboidratos e gorduras não satisfazem as necessidades de energia do corpo, as proteínas podem ser quebradas e usadas como uma fonte de energia.

.

PROTEÍNAS E O ESPORTE

.

Vale Ressaltar que a alimentação de um atleta é diferenciada dos demais indivíduos em função do gasto energético significativamente elevado e da necessidade de nutrientes que varia de acordo com o tipo de atividade, da fase de treinamento e do momento de ingestão. Importante também obedecer as quantidades necessárias de proteína respeitando o NDPCal para a recuperação muscular e ou a devida hipertrofia muscular conforme seu objetivo e necessidade.

.

QUANTIDADES INDICADAS:

-1,3g a 1,7g /kg/peso - Praticantes de exercício ou atividade física com peso estável.

-1,6g a 2,4g/kg/peso - Praticantes de exercício ou atividade física que desejam aumentar a massa magra.

.




0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page