A maioria das pessoas desconhece que para cada célula humana em nosso organismo, há outras nove impostoras, pegando carona. Eles desempenham papel vital na saúde, doença, crescimento e
desenvolvimento do seu hospedeiro. Essa condição é chamada de microbioma humano.
O desequilíbrio nesse microbioma, conhecido como disbiose intestinal, tem sido associado ao aumento de bactérias patogênicas, levando à permeabilidade intestinal e à liberação de endotoxinas na corrente sanguínea. Esse processo inflamatório resulta em desordens metabólicas, destacando a importância de fatores como genética, tipo de parto, aleitamento, presença de doenças, uso de medicamentos e hábitos alimentares na composição e manutenção da microbiota intestinal.
Os sinais e sintomas da disbiose incluem flatulência, enjoos, desconforto abdominal, alterações no trânsito intestinal, queda de cabelo, candidíases recorrentes, dores de cabeça, irritabilidade e fadiga.
O tratamento, conduzido por um nutricionista especializado em modulação intestinal, envolve a promoção do consumo de probióticos e prebióticos para restabelecer a absorção adequada de nutrientes, vitaminas e a saúde da flora intestinal.
ความคิดเห็น