Hematologia
Referência em serviços hematologicos e hemoterápicos

Anemias
Anemia é diminuição dos glóbulos vermelhos, células responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue. A causa mais comum está relacionada à deficiência de ferro, porém é de extrema importância considerar diagnósticos diferenciais para não se estabelecer um tratamento equivocado. O Hematologista é o especialista treinado para a realização da investigação apropriada e tratamento das várias causas que cursam com anemia.

Distúrbios de coagulação: sangramento e trombose
Quando há um desequilíbrio da hemostasia/ coagulação, o paciente tende a sangrar ou desenvolver trombose. O Hematologista é o médico que investiga as causas dessas manifestações, assim como de alterações nos exames laboratoriais, incluindo os evidenciados em pré-operatório.

Onco-Hematologia
Nem todos os tipos de câncer são de responsabilidade do Oncologista. No Brasil e em outros países, o Hematologista é médico responsável pelo diagnóstico e tratamento das neoplasias malignas do sangue, como por exemplo, leucemias, linfomas e mieloma múltiplo.

Sindromes Mieloproliferativas
Em determinadas situações, a medula óssea tem alterações que levam que levam ao aumento na produção da quantidade de células no sangue e podem ocorrer complicações se não tratadas adequadamente. Essas doenças são na maioria das vezes condições crônicas que podem, em poucos casos, evoluir para uma leucemia aguda.

Síndrome mielodisplásica
Nessa condição, a medula óssea (fábrica do sangue) produz muitas células, entretanto encontram-se displásicas ( anômalas) não conseguindo desempenhar sua função no sangue periférico, apresentando também alterações no hemograma. É conhecida como mielodisplasia, e exige avaliação e acompanhamento do Hematologista.